Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

03 DE JUNHO: DIA NACIONAL EM DEFESA DO VELHO CHICO

26dfd4db-b41c-45f2-89d0-ce624c05b8e7

O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico é comemorado neste dia 03 de junho, para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do rio São Francisco.
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e de toda a América do Sul. Ele percorre por 521 municípios em 5 estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e está sendo severamente afetado pela crise hídrica brasileira, que atinge fortemente os cerca de 15,5 milhões de moradores da bacia do São Francisco.

O Velho Chico é especial por ser um rio que nasce e deságua dentro do território nacional. E ainda é utilizado para gerar energia hidrelétrica e abastecer a população ribeirinha. E mesmo com essa importância, vem sendo ameaçado.

O rio São Francisco sofre diariamente com esgotos e resíduos sem tratamento que são despejados em suas águas. A poluição do rio gera impactos graves e preocupantes para o meio ambiente e toda a população como a inutilização das águas para consumo humano, morte de peixes e o aparecimento de doenças, o que impossibilita que o ribeirinho possa se banhar e nadar em suas águas.

Um dos principais motivos para a existência desses problemas é a falta de um Plano de Saneamento Básico, documento que estabelece medidas de melhorias em áreas como abastecimento de água potável, manejo da água da chuva e resíduos sólidos, coleta e tratamento de esgoto e limpeza urbana. Já existe uma Lei Federal, nº 11.445, de janeiro de 2007, que prevê que todos os municípios brasileiros devem ter um Plano de Saneamento Básico. Mas essa não é a realidade da maioria das cidades ribeirinhas.

Embora para a transposição do Velho Chico tenha sido feito todo um esforço financeiro para dar início ao projeto que contempla a construção de proteção de nascentes, cercas para proteção de matas de topo e ciliares, bacias de captação de água de enxurradas e terraços, nada ainda foi feito no sentido de revitalizar a bacia, evitar o despejo de resíduos e investir em saneamento básico.

Abrace a campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”.

Deixe seu comentário: