Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ações alusivas ao Agosto Dourado em Sento-Sé chamam a atenção para a importância do aleitamento materno

thumbnail_agosto-dourado

Durante todo o mês de agosto vem acontecendo em Sento-Sé uma série de ações alusivas ao Agosto Dourado, campanha internacional que visa promover ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, empoderando famílias e incentivando a amamentação. Nesta sexta-feira (26) a Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade de APL (Aldeia, Pascoal e Limoeiro) realizou uma ação com o tema ‘Campanha do aleitamento materno: Agosto Dourado.

Durante a ação que contou com a participação da assistente social Lindinalva Borges, do profissional de educação física Wallace Rodrigues e das enfermeiras Aline Galindo e Thainara Magalhães, foram abordados temas como: a importância, o direito e a postura na amamentação, exercícios que promovem bem estar e a pega correta na amamentação.

“Conhecimento é sempre bom, e como eles estão fazendo é bem interessante, a gente vem pro atendimento no postinho e enquanto espera aprende sobre muitos assuntos que são importantes na amamentação, gostei muito”, disse a gestante Taline que participou da ação realizada na USF de Aldeia.

As ações alusivas ao Agosto Dourado em Sento-Sé foram iniciadas no dia 11 de agosto e seguem acontecendo até o dia 31.  As Unidades de Saúde Bela Vista, Eliomar Cavalcante, e também no interior, Riacho dos Paes, Quixaba, Piri e Piçarrão, desenvolveram intensas atividades que buscaram influenciar e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

“Achei muito boa a ação que participei no postinho da Bela Vista, aprendi muitas coisas como: bebês que são alimentados com leite materno de 6 meses a 1 ano, tem uma saúde melhor quando adulto, com proteção de várias doenças. Também participei do evento de abertura, onde pude fazer as minhas fotos gestante, só posso agradecer ao cuidado que a prefeita Ana e sua equipe tem tido com a gente, não existem palavras que estejam a altura do que ela faz por Sento-Sé”, declara a pescadora Maria da Conceição Alves.

Na USF Bela Vista, cerca de 50 gestantes atendidas na unidade participaram na quinta-feira (25) da ação, que além de incentivar o aleitamento materno e a prática de exercícios físicos, também trouxe na programação sorteio de brindes e lanche para as participantes. “É muito importante esses momentos de conscientização, pois várias mães estão esperando seu primeiro bebê, tivemos uma quantidade maior do que esperávamos para essa sala de espera, a adesão das gestantes superou todas as nossas expectativas”, destacou a coordenadora da USF Bela Vista, Rita Daiane Braga.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica no município, Renata Santos, a avaliação das ações que vêm acontecendo é bastante positiva. “Com as salas de espera nas unidades conseguimos levar para um bom número de mães a importância do aleitamento materno. E a cada novo evento observamos a ampliação na adesão da comunidade em busca de conhecimento para ter uma gestação e amamentação tranquila. No dia 31 teremos mais um momento na UBS Maria Rocha, aqui na sede e contamos com a participação de quem tiver interesse em conhecer mais sobre esse assunto tão importante que é o aleitamento materno”, assinalou Renata Santos.

Ascom

Deixe seu comentário: