Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ACS’s de Sento Sé recebem capacitação sobre antropometria

capacitacao-acs-2-696x426

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), busca detectar precocemente situações de risco nutricional da população, por meio da coleta de dados antropométricos e da avaliação do consumo alimentar. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o responsável pela coleta dos dados, tornando essencial o seu conhecimento sobre as técnicas antropométricas e indicadores de diagnóstico do estado nutricional, para que as informações produzidas sejam fidedignas e as ações desenvolvidas sejam relevantes.

Com foco nessas atividades desenvolvidas pelos ACS’s, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (07) uma capacitação para os profissionais sobre Coleta e Análise de Dados Antropométricos em Serviços de Saúde. A capacitação aconteceu na Igreja Cristã Evangélica e foi ministrada pela nutricionista do município, Taate Araújo. Na oportunidade também foi comemorado o dia dos profissionais que no calendário nacional é celebrado no dia 04 de outubro, com direito a distribuição de brindes, bolo comemorativo, entre outras atividades.

A ACS Núbia Tolentino trabalha há 22 anos acompanhando a comunidade de Cabeluda, para ela é muito importante receber capacitações. “Para nós que estamos no dia a dia em campo com a população é fundamental a aprendizagem constante, só nos proporciona lucro. No nosso caso recebemos recentemente novos equipamentos e agora com a capacitação vamos desempenhar nossas funções com melhores condições, deixo aqui o meu agradecimento a toda gestão municipal em especial a equipe da Secretaria de Saúde por toda a atenção com a nossa classe”, disse a ACS. Mario Sérgio Cordeiro é ACS na comunidade de Barreiro da Ema há 19 nos, uma comunidade de difícil acesso por estar localizada na região das ilhas, ele pontuou que as capacitações representam o reconhecimento ao trabalho realizado pela categoria. “Fico muito agradecido a toda equipe que nos proporciona esse momento, e o que aprendemos aqui hoje nos deixam mais capacitados para ofertar uma melhor assistência a população”, pontuou Mario Sérgio.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica municipal, Renata Santos, os agentes de saúde atuam na pesagem da comunidade para alimentar as informações do programa bolsa família “e pra complementar a entrega das balanças, que aconteceu recentemente, entendemos a necessidade de capacita-los sobre as técnicas corretas das medidas antropométricas, para assim continuarmos ofertando uma assistência de qualidade aos nossos usuários”, explicou a coordenadora.

A antropometria – ocupa-se da medição das variações nas dimensões físicas e na composição global do corpo humano em diferentes idades e em distintos graus de nutrição, a análise das reservas musculares e de gordura, feita a partir de métodos padronizados e uma avaliação apropriada, é fundamental para o diagnóstico e o tratamento de problemas nutricionais. As medidas antropométricas tais como peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril são utilizados para o diagnóstico do estado nutricional e avaliação dos riscos para algumas doenças. A antropometria tem sido apontada como o parâmetro mais indicado para avaliar o estado nutricional coletivo, principalmente pela facilidade de obtenção das medidas que podem ser válidas e confiáveis, desde que haja treinamento adequado e as aferições sejam devidamente padronizadas.

Gardennia Garibalde-Ascom/PMSSÉ

Deixe seu comentário: