Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Campanha Janeiro Branco é encerrada em Sento-Sé com série de palestras sobre saúde mental

encerramento-janeiro-branco-3

Motivada pela campanha nacional Janeiro Branco, a Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu durante todo o mês de janeiro uma série de ações voltadas à promoção da saúde mental. Para encerrar as ações uma série de palestras em salas de espera, nas unidades da rede de saúde municipal, foram realizadas nos últimos dias do mês de janeiro.

Na quinta-feira (27) e sexta-feira (28) os pacientes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e seus acompanhantes poderam conhecer um pouco mais sobre a saúde mental. E nesta segunda-feira (31) a campanha foi encerrada com a realização de palestra no Hospital e Maternidade Dr. Heitor Sento-Sé. Com o objetivo de discutir as situações em que a saúde mental é comprometida, buscando promover o bem-estar integral do indivíduo, as ações desenvolvidas em Sento-Sé contou com a participação das equipes do CAPS, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e também das Unidades de Saúde da Família.

Para o médico psiquiatra do CAPS, Rene Jesus Acosta, a campanha foi positiva e também desmistificou os tabus que envolvem a discussão sobre saúde mental. “Acreditamos que esses momentos sejam importantes para esclarecer aos usuários sobre temas voltados para a saúde mental, possibilitando a inter-relação entre todas as pessoas, sejam elas profissionais ou pacientes. São momentos onde buscamos passar aos pacientes e familiares a experiência de viver uma diversidade de situações nas quais, mesmo diante das tensões e dos riscos nos momentos mais difíceis, é possível trilhar novos caminhos nos quais possamos demonstrar a solidariedade implicada no cuidado e a sua consequente humanização”, destacou o médico psiquiatra.

A pescadora, Daniela Gama, acompanhou sua mãe nesta segunda-feira para atendimento no hospital e aproveitou para participar da palestra. “É importante falar de saúde mental, conhecer e aprender a lidar com os anseios. Tenho uma filha especial e tive que aprender muito, todos deveriam ter um cuidado maior com a saúde mental, e procurar saber o quanto ela é importante. Muito boa essa iniciativa”. Pontuou.

Já o educador físico do NASF, Wallace, considera a Sala de Espera é um espaço importante para a prática educativa de promoção da saúde. “Promoção da saúde consiste em ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças como a saúde mental. Dentre das temáticas desenvolvidas durante todo o mês de janeiro, abordamos a importância da atividade física na saúde mental. A atividade física melhora a capacidade cognitiva, reduz os níveis de ansiedade e estresse, fornece mais energia e aumenta autoestima. Além disso, os movimentos motores realizados durante as atividades liberam endorfinas no cérebro, trazendo muitos outros benefícios que exercem impactos positivos em diversos transtornos mentais, como a ansiedade, a depressão, a síndrome do pânico e o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)”, explicou.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSÉ
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Deixe seu comentário: