Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Centro de Cultura João Gilberto: após 5 anos fechado, finalmente, começam obras de requalificação do espaço cultural, em Juazeiro

centrodecultura-600x330

Na manhã desta quarta feira (6), uma equipe do PNB, em passagem pelo Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, percebeu a movimentação de trabalhadores realizando obras no espaço cultural.

O fato chamou atenção de nossa equipe que já produziu algumas reportagens sobre o fechamento do centro cultural, e a luta da classe artística pela reforma do espaço, há 5 anos aguardando por uma intervenção na sua estrutura.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, confirmamos que as obras de reforma foram iniciadas nesta terça-feira (5).

A SecultBA, procurada pelo PNB, informou que “as obras de requalificação estruturante do Centro de Cultura João Gilberto, no município de Juazeiro estão estimadas em R$ 1,8 milhão. As intervenções foram iniciadas nesta terça-feira, dia 05 de julho e a previsão é que os serviços sejam finalizadas em quatro meses, quando a sociedade civil e comunidade cultural de Juazeiro e região poderão realizar atividades e fruir cultura”.

Ainda de acordo com informações obtidas pelo PNB, a obra começou após uma visita da Superintendência de Patrimônio do Estado e engenheiros da empresa responsável pela reforma.

No local, observamos a retirada dos compensados para liberação de todas as portas de vidro, que deverão receber novas portas, com trancas e barras antipânico, um dispositivo que tem como função a abertura imediata da porta a partir do seu acionamento.

Anúncio

Em abril deste ano, durante visita a Juazeiro, o Governador Rui Costa anunciou que o João Gilberto seria reformado e ganharia equipamentos tecnológicos novos.

“O processo de licitação deve acontecer nos próximos dias e vencida esta etapa, vamos iniciar rapidamente a reforma completa do Centro de Cultura. A obra deve iniciar em algumas semanas, pois já determinei a reforma e aquisição de equipamentos tecnológicos”, declarou.

CCJG

Fechado há cerca de 5 anos, a reforma do espaço cultural, que serve aos municípios do Território São Francisco, era aguardada pela classe artística do município e região.

Em 2019, um grupo de artistas realizou uma Virada Cultural para chamar a atenção das autoridades para a necessidade de reforma do espaço, com estrutura já bastante precária e insuficiente para as atividades dos fazedores de cultura da região.

Redação PNB 

Deixe seu comentário: