Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Demanda por testes de farmácia de covid-19 tem aumento expressivo. Na Bahia aumento de 300%

farmacia

Os resultados positivos dos testes de detecção da covid-19 realizados em farmácias tiveram um salto na última semana de 2021, em comparação à semana anterior.

Segundo os dados nacionais da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), 283.763 testagens foram realizadas entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, número 50% superior aos 188.545 atendimentos ocorridos de 20 a 26 de dezembro.

A quantidade de resultados positivos pulou de 22.283 (11,8% do total) para 94.540 (33,3%). O ano nem bem começou e janeiro já registra um aumento significativo na busca por testes de detecção da covid-19. De acordo com o laboratório Sabin, houve um aumento de 300% na procura por esse tipo de exame nos quatro primeiros dias do mês na Bahia, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“As celebrações de Natal certamente colaboraram para esse avanço surpreendente. Embora os números ainda estejam distantes do pico que observamos de maio a junho, os dados são preocupantes e exigem mais medidas preventivas e de contenção”, disse o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Segundo os dados divulgados, a quantidade de resultados positivos dos testes aumentou de janeiro a junho do ano passado; no mês de julho ocorreu o início de uma tendência de recuo, em função dos avanços no processo de imunização. Em novembro, o percentual de casos positivos esteve pela primeira vez abaixo de 10%. No entanto, dezembro registrou uma evolução de 188%, com 17,4% dos testes resultando positivo.

redação redegn Agencia Brasil e Correio 24hs

Deixe seu comentário: