Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dicas para aproveitar ao máximo as aulas remotas

aulas-virtuais

Com a Pandemia da Covid-19, o ensino remoto se tornou rotina para muitos estudantes. Assistir às aulas em casa tem sido um desafio para alguns. A motivação precisa ser redobrada para afastar as várias distrações que surgem. Alguns professores recomendam que os alunos mantenham alguns hábitos que praticavam quando se deslocavam à faculdade: antes de iniciar a jornada, tomar banho, se alimentar, separar os materiais, respeitar os horários, se programar, buscar um ambiente harmonioso, bem iluminado e ventilado.

Veja também: Dicas de produtividade para dar adeus à procrastinação

Tudo isso irá contribuir na absorção dos conhecimentos. Mas, além de ficar antenado com os novos conteúdos e atividades, é necessário se atentar também à saúde. “Na pandemia devemos cuidar do corpo. Não é porque estamos estudando em home office que vamos realizar as tarefas de qualquer maneira ou em qualquer posição”, destaca o fisioterapeuta e professor da Faculdade UniFTC de Juazeiro, Hugo Cavalcanti.

Separamos alguns cuidados que você deve ter para aproveitar ao máximo as aulas e evitar problemas na coluna ou outras complicações:

Espaço

“Em casa, normalmente utilizamos notebook ou celular, procuramos locais para estudar com maior conforto, como cama e sofá. Porém, a postura, nesses referidos locais, é desfavorável e pode causar dores”, comenta Hugo. Desse modo, se possível, utilize uma mesa apropriada e uma cadeira que lhe permita estudar com comodidade e a coluna na posição ereta.

Mesa

Para prevenir doenças e lesões relacionadas a esforços repetitivos ou má postura, é importante escolher birô ou mesa adequados. Um descuido em relação aos punhos, por exemplo, pode causar lesões por esforço repetitivo (LER) com o passar do tempo.

Desktop ou Notebook

Outro alerta é em relação à visão. Seus olhos ficam na mesma altura da tela? Se não, uma opção é usar livros como base, pois o olhar deve seguir a direção do visor para evitar dores na cervical.

Cadeira

Ajustar a altura da cadeira também é imprescindível: ela precisa acompanhar a mesa para que os braços fiquem bem posicionados! Os pés devem ficar firmados ao chão, quadril e joelhos a uma angulação de 90º, mantendo uma postura alinhada.  O encosto da cadeira deve apoiar bem o corpo, desde a lombar até os ombros. Caso sua cadeira não tenha braço, descanse o antebraço na mesa para não tensionar os músculos da região superior.

Alongamento

Adote momentos para relaxar! “É necessário realizar alongamentos e movimentar o corpo para garantir uma boa circulação sanguínea”, explica o professor.  Mexa-se de 30 em 30 minutos para manter o corpo ativo.

Seguindo essas dicas, você irá prevenir dores indesejadas, melhorar seu desempenho acadêmico, produzir mais e garantir qualidade de vida.

Ascom/UniFTC

Deixe seu comentário: