Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Feira da Economia Solidária da Bahia é realizada em Remanso

249670949_4657510284307905_5482008492585347304_n

Aconteceu neste final de semana (de 28 a 30 de outubro), em Remanso/BA, a primeira edição no Território do Sertão do São Francisco da Feira da Economia Solidária da Bahia, uma realização da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) do Governo do Estado da Bahia, através do CESOL (Centro Público de Economia Solidária da Bahia) e da Casa da Cidadania, em parceria com a Prefeitura Municipal de Remanso.

O evento começou no dia 28 com a abertura na biblioteca municipal. Nos dias 29 e 30, a Feira teve toda a sua programação de exposições e apresentações realizada na Praça Manoel Firmo Ribeiro e contou com a participação de grupos e pessoas físicas que desenvolvem suas atividades produtivas no município, integrando a rede local de economia solidária, seja no artesanato ou na produção e comercialização de alimentos, bem como de diversos grupos culturais da cidade.

Para Isa Noêmia, artesã do grupo “Nova Vida”, a Feira da Economia Solidária é uma boa oportunidade para os produtores apresentarem os seus trabalhos para a população remansense. “É preciso que aconteça outras vezes”, concluiu ela. Já Adriele, artesã de bordados, destacou a necessidade de realização de mais eventos dessa natureza e com “melhor divulgação” para que se tenha maior participação da comunidade.

O diretor municipal de cultura, Helcio Oliveira, ressaltou o envolvimento da Secretaria de Assistência Social, além da Secretaria do Trabalho, Renda, Cultura, Esporte, Eventos e Turismo do município na articulação dos produtores e dos artistas e grupos culturais que participaram da programação. Helcio avalia ainda como muito positivo o resultado da Feira para a cidade. “Representa um projeto piloto para que outros projetos semelhantes aconteçam”, afirmou ele.

O Museu do Sertão Antônio Coelho também marcou presença na Feira da Economia Solidária com a exposição itinerante de alguns elementos históricos da cultura remansense. Yolanda Souza e Alyne Sales, integrantes da “Associação dos Amigos do Museu do Sertão Antônio Coelho”, destacaram a urgente necessidade de toda a comunidade entender a importância social e cultural do Museu. “O Museu é uma peça muito importante, mas precisa do apoio da comunidade. É preciso que mais pessoas se envolvam no apoio ao Museu, principalmente o poder público. Atualmente, o Museu encontra-se numa situação grave, necessitando de recursos e de mais apoio de todos”, enfatizou Yolanda. “Todo remansense precisa sentir como é importante ter um local que conte a nossa história. A memória é a parte mais importante da vida de qualquer um e, para uma cidade como Remanso, a memória é fundamental”, frisou Alyne, presidente da Associação.

Na avaliação de Ramon Raniere Braz, agente do CESOL Sertão do São Francisco, a primeira edição na região da Feira da Economia Solidária da Bahia foi um sucesso, tendo em vista “os objetivos principais de divulgar os grupos, divulgar a economia solidária e os empreendimentos que produzem no município”, igualmente do ponto de vista do intercâmbio e da comercialização dos produtos. “O CESOL Sertão do São Francisco já atua em Remanso desde 2019 e já há um trabalho continuado de assistência técnica e a Feira possibilitou conhecer outros grupos que também serão acompanhados no processo de organização e preparação da produção para comercialização”, finalizou Ramon.

Texto e fotos: Aroeira Comunica.

Deixe seu comentário: