Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Feiras de Economia Solidária ampliam redes de comercialização de empreendimentos do Sertão do São Francisco

economia-solidaria

As feiras de Economia Solidárias promovidas e apoiadas pelo Cesol Sertão do São Francisco são ações que têm contribuído para potencializar a comercialização de empreendimentos familiares, associações e cooperativas da região.

As atividades têm possibilitado a participação efetiva de grupos das áreas urbanas e rurais, das dez cidades do território, que recebem qualificação técnica da equipe do Centro Público, em Juazeiro.

Entre 2021 e 2022, os Centros Públicos da Bahia, através do edital 009/2019 do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), e do termo de colaboração do Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, realizaram 100 edições, em todo estado, da Feira de Economia Solidária. A ação contou com a participação de empreendimentos atendidos pelos centros públicos e grupos com potencial para comercialização, indicados pelos parceiros das feiras em cada cidade.

No território Sertão do São Francisco foram realizadas 8 feiras distribuídas nas cidades de Remanso, Sobradinho, Juazeiro, Curaçá, Sento Sé e Casa Nova, possibilitando visibilidade aos empreendimentos da região. Entre eles está o empreendimento familiar Doces da Leide, grupo atendido pelo Cesol, que esteve presente na feira de Economia Solidária que aconteceu em Sobradinho. Leidiane Gomes, representante do empreendimento e família trabalham com a produção de doces de leite, doce de goiaba, mamão verde com coco, entre outros.

 O empreendimento trabalha há 6 anos com a venda dos doces, com comercialização dos produtos tanto no Assentamento São Francisco, local de residência da família, quanto em Sobradinho e Juazeiro e desde quando começou a ser atendido pelo Cesol-SSF, participou de sete feiras, com resultados positivos para o empreendimento.

“As feiras foram espaços não apenas de comercialização, como também de abertura de portas para apresentação dos nossos produtos para novos clientes. A comercialização sempre é muito boa e tem contribuído para ampliar nossos espaços de vendas. Só tenho a agradecer pela oportunidade de participar desses espaços”, destacou Gomes.

METODOLOGIA DE TRABALHO: Para a organização dos empreendimentos nas feiras realizadas em cada município do território Sertão do São Francisco, a equipe do Cesol desenvolveu uma metodologia de trabalho para deixar tanto o produto, quanto os grupos em evidência.

 No mês que irá ocorrer às feiras, a equipe organiza a agenda de atendimento com no mínimo 15 dias de antecedência, para preparar os empreendimentos com orientações de embalagem, criação de tag para os artesanatos e rotulagem para os produtos. O projeto também facilita o trabalho de impressão e compra de embalagens através do acesso ao Fundo Rotativo Solidário, uma linha de crédito direcionada aos empreendimentos atendidos pelo programa, que possibilita a aquisição de insumos para a produção. As compras e impressões são viabilizadas pela equipe do Cesol, que possui um estoque de embalagens através de compra coletiva realizada diretamente com o fabricante, sem custos adicionais para o empreendimento. Também é organizada a impressão de rótulos em quantidade nas gráficas parceiras do Cesol.

“Orientamos os empreendimentos na organização para a produção, na maneira como lidar com o cliente, com apresentação de degustação dos alimentos e da história e produção daquele alimento ou artesanato”, destacou a coordenadora do projeto Aline Craveiro.

EVOLUÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS: O grupo familiar Menina das Telhas, trabalha com a produção de artesanatos sustentáveis, com o uso de cabaça, telhas e biscuit. O empreendimento atua com a venda dos produtos há 10 anos na região e em 2020 iniciou o atendimento com a equipe do Cesol-SSF. O empreendimento participou tanto das feiras de Economia Solidárias promovidas pelo Centro Público, quanto as apoiadas pelo programa, com a comercialização das suas artes.

“O trabalho da equipe do Cesol é muito importante para a gente, pois nos orienta em todos os sentidos da comercialização, a respeito da qualidade dos produtos, na precificação, que era a nossa maior dificuldade. A participação nesses espaços trouxe resultados positivos para o grupo, tanto na feira, quanto no pós-feira com o aumento de encomenda dos produtos. Essa ação tem feito com que o nosso empreendimento só cresça”, destacou a representante do empreendimento, Liliana Menezes.

As feiras de Economia Solidária realizadas no território Sertão do São Francisco contaram com apoio das prefeituras municipais, universidades, secretarias, cooperativas e com a presença de empreendimentos não atendidos pelo programa. Esses grupos eram indicados pelas entidades parceiras e recebiam orientação da equipe para qualificar o produto e comercializar no espaço. Após a feira, o grupo entrava para uma lista de espera e caso houvesse a desistência da carteira ativa do Centro Público, o empreendimento passava a receber orientação para qualificação da equipe técnica de forma permanente.

Além das feiras de Economia Solidária, o programa também incentiva a realização de feiras municipais e agroecológicas, com apoio aos grupos organizadores dos espaços de comercialização. O Cesol também participa, como parceiros das feiras municipais, promovidas pelas prefeituras, a exemplo da Expovale e Feira do Bode em Juazeiro e zona rural.

FEIRAS EM SALVADOR: Em Salvador, a equipe do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco também participa de feiras, levando dos produtos dos empreendimentos para a comercialização na capital, funcionando como uma vitrine de vendas. Um dos eventos de maior visibilidade para os empreendimentos é o Festival de Economia Solidária, que acontece no Salvador Shopping e que reúne os sabores, delícias, artes e histórias de empreendimentos de 15 territórios de identidade da Bahia, além de contar com uma programação diversa, com cozinha show, atrações musicais e culturais e discussões sobre os rumos da economia solidária e da agricultura familiar nos territórios atendidos pelos Centros Públicos.

O empreendimento familiar Doce Caseiro Emanuel deslanchou as vendas dos produtos a partir da participação do grupo no primeiro Festival de Economia Solidária, que aconteceu em 2019. O grupo trabalha com a produção de geleia e balinha de tamarindo com pimenta, tamarindo caramelizado, doce e melaço de caju.

O grupo iniciou seus trabalhos com vendas nas ruas da cidade de Juazeiro há oito anos. O contato com o Cesol aconteceu em 2016, através de uma feira realizada pela prefeitura municipal chamada Juazeiro Empreendedor, iniciando, dessa forma, a assistência técnica do Cesol com o empreendimento, passando a receber as orientações para a qualificação dos produtos e participando de feiras e eventos promovidos ou com parceria do Centro Público.

Doce Caseiro Emanuel foi um dos empreendimentos que participou das vendas do Festival de Economia Solidária em Salvador, com o lançamento do seu produto carro-chefe de vendas, a geleia de tamarindo com pimenta, que ainda segue liderando as vendas do grupo.

“Para o nosso grupo, a participação nessas feiras, eventos e festivais está sendo muito importante, pois ajuda a divulgar o nosso produto, além de ampliar o mercado, pois a equipe do Cesol-SSF nos possibilita isso, com todas as orientações dadas para a melhoria na produção, embalagem, rotulagem adequada”, finalizou Ariane Ribeiro, representante do grupo.

Ascom Cesol

Deixe seu comentário: