Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Hospital Dom Malan faz campanha de conscientização para doação de Órgãos

5-1536x1152

Setembro é o mês de conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos no Brasil. Em Petrolina, a Organização de Procura de Órgãos (OPO), funciona no Hospital Dom Malan (HDM ISMEP).  O município abriga a macrorregional Sertão e tem sua abrangência em unidades de saúde com emergências e unidades de terapia intensiva, como o próprio HDM ISMEP, Hospital Universitário, Hospital Neurocárdio, HGU, Hospital Memorial e Hospital Unimed.

A OPO do Dom Malan busca conscientizar a população levando informações sobre a doação de órgãos e tecidos. “Nossa equipe realiza diariamente busca-ativa, acolhimento familiar, manutenção do potencial doador, acompanhamento e fiscalização do protocolo de morte encefálica, organização da logística para captação, e educação em saúde” explica a integrante da OPO do Hospital Dom Malan ISMEP, Janaína Carvalho.

Doações em 2023

Este ano, entre janeiro e agosto, a OPO recebeu 10 doações efetivadas de órgãos múltiplos, entre eles coração, rins e fígado, totalizando em média 26 órgãos sólidos viáveis para transplante. “Estamos observando que a recuperação das taxas de doação e transplante no pós-pandemia de covid-19 está muito lenta no país e não conseguimos retornar aos níveis obtidos em 2019, porém seguem em ascensão, ” ressalta Janaína.

Em Petrolina não são realizados transplantes. A OPO HDM funciona apenas como centro captador, que encaminha os órgãos captados para Recife ou outros estados, caso não haja receptores compatíveis em Pernambuco.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira DD Transplantes De Órgãos (ABTO) os órgãos/tecidos mais doados e necessários para transplantes são: córneas, seguidos em ordem por rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão.

OPO

A Organização de Procura de Órgãos (OPO), regulamentada pela portaria nº 2.601 de 21 de outubro de 2009, tem o papel de coordenação responsável por organizar e apoiar, de acordo com o sistema nacional de transplantes, as atividades relacionadas ao processo de doação de órgãos e tecidos, a manutenção de possível doador, a identificação e a busca de soluções para as fragilidades do processo, a construção de parcerias, o desenvolvimento de atividades de trabalho e a capacitação para identificação e efetivação da doação de órgãos ou tecidos.

É a OPO que deve articular-se com as equipes médicas dos diversos hospitais, especialmente as das unidades de tratamento intensivo e urgência e emergência, no sentido de identificar os potenciais doadores e estimular seu adequado suporte para fins de doação.

Lei de Doação

Em  2001 com a lei nº 10211, a doação passou a ser consentida, no qual é obrigatória a autorização dos familiares para a retirada de órgãos para fins de transplante.  Em 1997 conforme a lei nº 9434,  a doação de órgãos era presumida no qual era inserida a informação em documento oficial (RG, CNH) sem ser necessário autorização familiar.

Lista de Transplantes

A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que a tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.

Assessoria de Comunicação do HDM ISMEP

Deixe seu comentário: