Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Incêndio atinge cabos na usina solar flutuante na barragem de Sobradinho

afogo-crop

Um incêndio atingiu cabos da usina solar flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, na segunda-feira (13). Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), ninguém ficou ferido.

De acordo com a Chesf, a companhia montou uma equipe para investigar quais motivos teriam motivado o incêndio nos cabos da planta solar. Ainda não há informações sobre o prejuízo causado na usina e se as chamas prejudicaram o serviço da unidade.

A usina solar flutuante, instalada no Reservatório de Sobradinho, foi inaugurada em agosto de 2019, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Silva, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.

Conforme a Chesf, a plataforma solar flutuante tem uma potência de geração de 2,5MWp (Mega Watt pico). O valor do investimento nas duas plantas solares da plataforma totalizou R$ 56 milhões.

Quando lançada, a plataforma foi considerada o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de energia flutuante no país, em reservatório de hidrelétrica.

Com 3.792 módulos de placas solares e área total de 11 mil m², o projeto instalado no Reservatório de Sobradinho é fixado ao fundo do lago por cabos, com material próprio para suportar o peso das placas e dos trabalhadores que atuam na construção e manutenção.

Ainda de acordo com a Chesf, esse foi o primeiro estudo sobre a instalação de usina solar flutuante em lagos de hidrelétricas, que aproveita a água dos reservatórios e evita desapropriação de terras. Esse tipo de usina permite aproveitar as mesmas subestações e linhas de transmissão que escoam a energia produzida pela hidrelétrica.

 

Deixe seu comentário: