Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mais de 2.600 espécies de animais são consideradas ameaçadas de extinção na BA; 331 estão sob alerta

Tatu-bola é considerado em extinção na Bahia (Foto: Rui Rezende/ Sema)

Dos 331, cinco já são classificados regionalmente extintos, como o peixe-boi-marinho.

 

Uma lista de animais ameaçados de extinção, com espécies da fauna baiana, foi divulgada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Das 2.607 espécies de animais listados no documento, 331 animais foram classificados em grau de ameaça.

Arara azul, macaco prego de papo amarelo, onça-pintada, tamanduá bandeira, tatu bola, cobra-coral e tubarão baleia estão na lista. Espécies de interesse social, como o carangueijo-açu, guaiamun, pitu, aratu e os peixes bagre, badejo-amarelo e tubarão-martelo também foram listados.

A Bahia é o sétimo estado do Brasil a publicar a lista de espécies ameaçadas e, de acordo com a Sema, ocupa posição de destaque na conservação do patrimônio material. A divulgação da lista ocorreu na quarta-feira (16). Conforme a secretaria, a lista da flora ameaçada também será publicada.

Tartaruga de Pente também é considerada em extinção no estado (Foto: Rui Rezende/ Sema)

Tartaruga de Pente também é considerada em extinção no estado (Foto: Rui Rezende/ Sema)

 

Níveis de ameaça

Os níveis de ameaça das 331 espécies em extinção que estão e estado mais crítico foram divididos entre Regionalmente Extinta (RE), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) ou Vulnerável (VU).

Destas categorias, cinco espécies foram classificadas como RE, entre elas, o peixe-boi-marinho. Outras 54 são tidas como CR, 131 como EN, e 140 espécies se enquadram na categoria VU.

As espécies que são enquadradas nestas categorias ficam protegidas de modo integral, além de terem a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.

Informações: g1.globo.com

Deixe seu comentário: