Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Museu Sento Sé reúne objetos e histórias da velha e nova Sento Sé

museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-2-696x392

O espaço é utilizado como referência de história, cultura, aprendizado e memória de Sento Sé

Desde os anos 2000, Maria do Socorro Reis ou Tia Sôca como é conhecida, reúne a história do município de Sento Sé no “Museu Sento Sé – Coleção Né Balaio”. O acervo fica em sua residência na rua Theodulo Albuquerque, 44, no centro. O ambiente que une o passado e o presente impressiona pela quantidade de objetos armazenados, inclusive permitindo a interação dos visitantes com a história local nos aspectos políticos, culturais, econômicos e botânicos.

Com a temática-título de ‘Um Rio de Memórias’, o vasto acervo com mais de 5 mil itens é composto por objetos arqueológicos indígenas, itens de couro, utensílios de mesa e cozinha, crenças religiosas, fotos e documentos. O espaço resgata e mostra a história da terceira maior cidade do estado.

Comecei a coleccionar muito cedo, pois sempre tive um desejo por antiguidades. Acho que o museu consegue retratar a grande história do povo de Sento Sé, dessa região que tem uma história tão bonita fazendo que a história não se perca. Todo esse material foi coletado através de doações”, disse Tia Sôca ao Sento Sé Notícias.

Ela explica que sua luta hoje é para conseguir um local adequado para armazenar tudo que tem. “Tenho coisas aqui que estão guardadas em caixas, porque não tenho espaço para mostrar as pessoas que vêm visitar. Peço a ajuda da população de Sento Sé para manter viva a história do nosso povo, da nossa terra“. Quem puder ajudar o Museu Sento Sé com doações entrar em contato pelo WhatsApp (74) 9 9114 3105.

Para a advogada Dárcia Lopes, o museu é um importante espaço para que as pessoas conheçam aspectos culturais e sociais do município de Sento Sé. “Por meio de uma aula com a máquina de datilografia, é possível mostrar a evolução tecnológica. Outro ponto importante são os objetos da velha Sento Sé, por meio deles é possível fazer uma leitura cultural e social, sobre o estilo e a criatividade da época”, ressalta.

museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-24-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-22-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-21-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-20-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-19-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-16-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-15-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-14-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-10-696x392-copy museu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-9-696x392-copymuseu-sento-se-reune-objetos-e-historia-da-velha-e-nova-sento-se-4-696x392-copy

Fonte: sentosenoticias.com.br

Deixe seu comentário: