Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Petrolina é única cidade do Nordeste a participar do projeto nacional de emissão de alertas

defesa-civil-no-telegram-pmp

Petrolina é um dos sete municípios brasileiros selecionados para participar de um projeto piloto de emissão de alertas da Defesa Civil. O objetivo é garantir que informações sobre situações de emergência sejam vistas no celular.

Além de Petrolina, as demais cidades foram Anápolis-GO, Parauapebas-PA, Juiz de Fora-MG, Paranaguá-PR, Angra dos Reis-RJ, e Petrópolis-RJ. Para receber os alertas por sms o usuário deve se cadastrar enviando o CEP de seu interesse para o número 40199.

O formato do aviso é de Flash SMS, um pop-up que mostra a mensagem no meio da tela do celular, sem que o indivíduo precise clicar na caixa de mensagens. A iniciativa foi desenvolvida pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) e entrou em vigor nessa segunda-feira (16).

De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino, de início, apenas alertas da Defesa Civil de situações graves vão ser emitidos via Flash SMS, com severidade ‘Muito Alta’ ou, então, classificadas como ‘Extreme’ pelo Protocolo de Alerta Comum – CAP, ou seja, desastres que envolvam principalmente o risco de danos humanos sendo necessário que a população tome medidas rápidas e urgentes como evacuação de áreas atingidas.

“A iniciativa vai passar por um período de testes nos municípios, para avaliar os objetivos e traçar os resultados, como a receptividade da população e o bom funcionamento do sistema“, explicou o coordenador.

Cadastramento 

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção. Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Deixe seu comentário: