Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura de Sento-Sé adquire produtos da agricultura familiar para compor kits da alimentação escolar

pnae-2-752x440

Para viabilizar mais uma entrega de kits da alimentação escolar a Prefeitura de Sento-Sé realizou uma Chamada Pública para selecionar produtores da agricultura familiar aptos a fornecerem sua produção. A primeira entrega de alimentos aconteceu na semana passada e já está integrando os kits que estão sendo distribuídos para os pais de alunos da rede municipal de ensino, da sede e interior de Sento-Sé.

Os recursos utilizados para essa aquisição dos alimentos são oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que partir da lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado aos estados, municípios e ao Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE, devem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

“Além da atuação técnica junto aos produtores da agricultura familiar, auxiliamos na identificação daqueles com potencial para serem fornecedores e orientamos quanto à documentação necessária. Fazemos a articulação e o repasse das informações publicadas, sobre a utilização de recursos do PNAE para aquisições de alimentos da agricultura familiar para atender a alimentação escolar dos alunos matriculados na rede pública municipal”, explicou o titular da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá.

Maria José Batista é uma das produtoras que participou da Chamada Pública da alimentação escolar e entregou produtos para a formação dos kits. “Esta iniciativa foi muito boa, tanto para nós produtores quanto para as famílias das crianças. Um processo seletivo bem transparente que está ajudando os agricultores de verdade, e o com o objetivo de levar os melhores produtos para os alunos. E a melhor parte é ser um incentivo grande para os pequenos agricultores”, disse a produtora.

O Secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, destaca a importância do município em manter essas parcerias que agregam qualidade a alimentação escolar ofertada pela gestão municipal “É muito importante esta participação da agricultura familiar do nosso município na alimentação escolar. Isso além de aproximar a comunidade, promove o resgate cultural do hábito alimentar, garante a qualidade do alimento fornecido para nossos alunos, além de incrementar a renda da agricultura familiar”, garante Ribeiro.

Nessa primeira entrega de alimentos 15 produtores da agricultura familiar foram habilitados para o fornecimento dos seguintes alimentos: feijão de corda (240 kg), banana prata (6.000 kg) e ovos (8.000 duzias).

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca

Deixe seu comentário: