Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura de Sobradinho oficializa formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA)

nuca-sob

Na última terça-feira (21), a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF em Sobradinho, reuniu-se na Câmara de Vereadores para a apresentação oficial do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes à comunidade sobradinhense.

A implantação do NUCA, espaço onde os adolescentes poderão se organizar em rede, a fim de discutir questões referentes aos direitos dos adolescentes no município, faz parte da metodologia do Selo UNICEF, do qual Sobradinho é participante.

Os adolescentes estão sendo convidados, através da articuladora do selo e presidente do CMDCA, para que se organizem-se em rede, e assim possam discutir questões importantes para o seu desenvolvimento, e implementação de ações a serem desenvolvidas pela gestão pública municipal.

A Secretária de Educação, Dulcilene Kestering, destacou a importância da ação para conscientizar os jovens de seus direitos e protagonismo na construção de políticas públicas.

“Com todo apoio do Prefeito Cleivynho Sampaio, Sobradinho anseia conquistar o Selo Unicef, pois ele será o reconhecimento do UNICEF sobre as ações estratégicas exigidas na mandala para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para os adolescentes. O cumprimento delas nas áreas da saúde, educação, esporte, cultura, assistência social e, acima de tudo, consolidar a formação do NUCA, possibilita a escuta desses adolescentes para tecermos uma rede que vise o desenvolvimento de um trabalho de conscientização desses jovens, e o despertar do senso de pertencimento à cidade no viés da construção da cidadania. Conscientes de seus direitos, serão protagonistas e conhecedores das políticas públicas que lhes dizem respeito”, afirmou Ducilene.

No ato de implantação, a oradora Débora Oliveira usou a tribuna e fez um discurso emocionante sobre a tarefa do NUCA, destacando a importância do laço de confiança e compromisso firmado entre o NUCA e a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.

“A partir de hoje nos mobilizamos para lutar por uma adolescência íntegra, justa, pois apesar de ser uma fase cheia de dúvidas e incertezas, a adolescência jamais deverá ser uma fase de desigualdades e sem direitos. Através de um laço de confiança e compromisso, nós podemos transformar a realidade do jovem sobradinhense, fazê-lo acreditar em si, em seus sonhos, na sua vontade e na sua força. Queremos celebrar a diversidade, com tolerância zero à discriminação, e queremos uma sociedade mais equilibrada. Afinal, se dizem por aí e por aqui que somos o futuro e visamos uma Sobradinho mais próspera e desenvolvida, isso começa agora, e nós também somos o agora”, afirmou a adolescente, membro do NUCA, Debora Oliveira.

De acordo com a mobilizadora do NUCA, a Tia Val, o principal objetivo do núcleo será apoiar os jovens sobradinhenses no desenvolvimento de suas competências, assim como contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas e na busca dos seus direitos.”

“É dever nosso lutar pela efetivação dos direitos da criança e do adolescente, lutar por políticas públicas que os englobem. Precisamos garantir uma cidadania participativa para eles e o NUCA cumprirá esse papel de tornar esses adolescentes, cidadãos participativos”, destacou a mobilizadora.

Participaram do encontro, os Secretários Maysa Sanjuan, da Saúde; Paulo Macedo, da Assistência e Desenvolvimento Social e Patrick de Lima, do Turismo, Esporte e Cultura, o Chefe de Gabinete do Executivo, Joselito Macedo, o Conselheiro Tutelar, Emerson Luiz Rodrigues da Silva, a Coordenadora da Sala do Empreendedor, Qliane Martins, além dos vereadores Beto Galego, Luizinho do Muque, e membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.

Ascom PMS

Deixe seu comentário: