Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura organiza cooperativa de catadores de reciclagem em Sento-Sé

catadores-1-752x440

Umareunião provocada pela Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo foi realizada na manhã desta quarta-feira (01), com os catadores informais de materiais recicláveis do município. O objetivo do encontro foi dar início ao processo de criação de uma  cooperativa de reciclagem.

A reunião que contou com a p articipação da Secretária de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, do Secretário de Assistência Social, Jailson Rodrigues e da consultora Elaine Borges, apresentou aos trabalhadores as funcionalidades, oportunidades e benefícios que o trabalho formal e legalizado, por meio de uma cooperativa, proporciona aos integrantes.

É interessante ressaltar que hoje, eles trabalham no lixão, e a gestão municipal está trabalhando para implantar o aterro sanitário. A organização deles em uma cooperativa é o primeiro passo para ao implantarmos o aterro, podermos mantê-los trabalhando de maneira organizada. Uma cooperativa devidamente organizada, constituída oficialmente, a gestão consegue trabalhar políticas públicas voltadas a esse setor. Hoje tivemos um grande passo, reunimos nossos catadores e houve um bom diálogo e a decisão pela cooperativa”, disse a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues.

Manoel Silvino, trabalha no lixão desde 2008, para ele o incentivo dado pelo município no processo de regularização é muito importante. A secretaria está aqui nos ajudando, para montar essa cooperativa, para que possamos ter um incentivo do poder público, para que a gente não fique nessa situação. Nós dependemos desse material que coletamos no lixão. É o dinheiro que temos para sustentar nossa família”, comentou. Para Josival Almeida, que tira o sustento da sua família do lixão, há cerca de 10 anos, a implantação da cooperativa vai mudar a sua vida. “Estamos dando um grande passo rumo ao desenvolvimento, queremos crescer profissionalmente, ver o nosso trabalho regularizado”, disse o trabalhador.

A consultora responsável pela coordenação da implantação da Cooperativa, Elaine Borges, explica que nas próximas reuniões serão realizadas as assembleias “para composição do conselho deliberativo e formalização da cooperativa. Hoje o momento foi de apresentar a eles o que é uma cooperativa e como funciona”, explica a consultora.

Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE

Deixe seu comentário: