Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Realização da XIV Expovale, Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do SF, na orla II de Juazeiro, abre uma discussão

whatsapp-image-2023-05-08-at-10_10_43

A realização da XIV Expovale- Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), pelo Governo do Estado da Bahia, que acontece até o próximo domingo (14), na Orla II de Juazeiro, abriu uma discussão para a necessidade de um pátio de eventos no município.

Desde que começou a montagem da exposição, o PNB vem recebendo as mais diversas reclamações sobre os transtornos causados à rotina da cidade com a interdição do trânsito e impactos no movimento da Vila Bossa Nova, ponto turístico de Juazeiro. Além disso, segundo algumas opiniões de leitores, o espaço não é adequado para uma feira deste seguimento.

“Este tipo de exposição deveria ser no antigo porto da cidade. Lá é um lugar amplo, com estacionamento e com opção até de colocar barraca de gastronomia e um parque. Acredito que com pouco recurso daria para termos um novo local para eventos e shows”, sugeriu o dentista Márcio Carvalho, através das redes sociais do PNB.

“Um evento deste onde acontecem exposição e comercialização de animais, e que tem uma importância grande para a região, deveria acontecer em um espaço apropriado, como acontece em muitas cidades que realizam evento deste segmento. A orla não suporta e compromete sim o lazer das pessoas, a prática de esportes. Até porque a área fica isolada durantes dias. Também não é lá muito viável misturar a acomodação dos animais com uma área de alimentação que fica logo ao lado e também com o espaço de bares e restaurantes, com a Vila Bossa Nova. Juazeiro necessita urgente de uma área de expansão para isso. Precisam pensar grande”, opinou a professora Cristina Oliveira.

O escritor juazeirense João Gilberto ponderou também a presença dos animais no espaço de lazer e opinou: “Há lugares mais adequados para este tipo de exposição”.

“Sem falar no fedor de bode. Essas coisas têm que ser realizadas em áreas mais afastadas. Aprecio a cultura do bode e reconheço a importância do evento para a economia regional, mas não acho o lugar adequado”, opinou.

Ao PNB, o técnico agrícola Luiz Marcelo reforçou a opinião do escritor e avaliou que “até para os animais o local não é apropriado. Gera estresse desde o transporte a acomodação deles”.

Também em contato com o PNB, o leitor José Oliveira sugeriu que se pensasse, para a próxima edição, que o evento fosse realizado no entorno do Juá Garden Shopping.

“A prefeitura deveria estimular ao máximo eventos de negócios no shopping da cidade, ou ao lado do shopping. Tenho certeza que os responsáveis pelo shopping abraçariam a ideia, pois o evento iria movimentar o espaço. Sabemos que o Shopping de Juazeiro é esquecido, deslocado. Então, acho que  qualquer tipo de feira, evento de negócio, qualquer atividade que for para fomentar a ida das pessoas para fazer compras, ou negócios, deveriam ser feitos na área do shopping. Há também, mais central, um espaço no Alto da Maravilha “, comentou.

As opiniões geraram uma discussão e em comentários feitos na nossa página oficial do Instagram, o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Accosf), Salvador Júnior, rebateu as críticas e ressaltou a importância do evento.

Nós estamos situados em meio ao MAIOR REBANHO CAPRINO DO BRASIL, onde @juazeiro_ se coloca como o terceiro maior criador de caprinos do Brasil, tendo também o segundo maior consumo per capta nacional, o bode é nosso patrimônio! A Vila Bossa Nova recebe todos os dias muitos visitantes que vem pra @expovalejuazeiro e aproveitam para irem aos bares da orla! (…) A praça sim está fechada desde a realização da festa do dia 30, e continuou até a segunda-feira, 8, quando finalizamos as montagens da baias, stands e coberturas. O fechamento do trânsito é fundamental para a realização do evento, pois estamos aqui com vários caminhões descarregando equipamentos e animais, não sendo possível conciliar com os carros de passeio no local”, defendeu

Ainda nas nossas redes sociais, a página oficial da Expovale, também afirmou que o município já deveria ter um parque de exposições.

” Juazeiro já deveria ter um parque de exposições há muito tempo! Na verdade desde sempre (…) Quando ao ordenamento de trânsito, seria bom saber que não foi apenas o evento que tem influências no trânsito da cidade. Temos duas grandes obras no entorno que também atrapalham o trânsito! (…)  aproveito pra convidar todos os seguidores para virem prestigiar o maior evento nordestino de caprinos e ovinos que ocorre aqui na orla 2!”, declarou.

Expovale

De acordo com a organização da XIV edição da Expovale 2023, a expectativa é que cerca de mil animais sejam expostos durante o evento, disputando uma premiação de 50 mil reais, que serão avaliados através de julgamentos, concursos e torneio leiteiro. Também estão previstas a realização de leilões virtuais e presenciais, shopping de animais, palestras e atrações culturais.

A programação da Expovale 2023 ainda incluirá o cadastramento e recadastramento da carteirinha das artesãs e artesãos da região, e de 10 a 13 de maio, das 16h às 22h, a feira de Artesanato e Economia Solidária, que contará com a comercialização de empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF).

“Esse é um espaço de visibilidade e fortalecimento da cadeia produtiva da caprinocultura do Vale do São Francisco, além de promover um ambiente de comercialização para os empreendimentos econômicos solidários do território”, destacou o presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (Adesba), Romário Meira.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Accosf), Salvador Júnior, a expectativa é que mais de 1 milhão de reais sejam movimentados durante o evento. “Estamos muito otimistas que teremos um grande evento este ano”, destacou o presidente da Accosf.

A Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco é um evento realizado pela Adesba e Accosf, com apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária e do Governo do Estado.

Redação PNB

Deixe seu comentário: