Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Reggae jamaicano entra na lista de Patrimônio Imaterial da Unesco

bob-marley-1979-raw

Ritmo alcançou proeminência na década de 1960 e tem em Bob Marley seu maior ícone.

O reggae, ritmo que nasceu na Jamaica e que tem em Bob Marley seu maior ícone, entrou nesta quarta-feira (29), para a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

O site da organização destaca que o gênero musical surgiu num espaço cultural de grupos marginalizados, principalmente no oeste de Kingston, capital jamaicana.

A música, que alcançou proeminência na década de 1960, junta diversas influências: antigos ritmos jamaicanos, músicas caribenhas, latinas, africanas e norte-americanas.

Twitter oficial

capture-20181130-104306

Embora em seu estado embrionário o reggae fosse a voz dos excluídos, ele acabou sendo incorporado por toda a sociedade – vários gêneros, grupos étnicos e religiosos se identificaram.

A Unesco destaca que os jamaicanos aprendem a tocar o ritmo já nas escolas.

Festivais como como Reggae Sumfest e Reggae Salute também são vistos como oportunidade de estudo e transmissão do conhecimento para futuros artistas e músicos.

O reconhecimento do reggae como patrimônio cultural leva em consideração a contribuição para a discussão internacional sobre questões como a injustiça, a resistência, amor e humanidade.

Bob Marley é considerado o maior expoente do estilo. Sua música simboliza protesto, a emancipação e a busca pela liberdade. O “rei do reggae” vendeu mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo. Ele morreu em Miami, em 11 de maio de 1981, aos 36 anos de idade.

Informações: G1.com

Deixe seu comentário: