Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Remanso: empresária questiona Secretaria Municipal de Saúde sobre resultado falso positivo para covid 19

37154cc7-b99d-47b3-bc0c-4dd8e3b09a80_denuncia

O advogado Jorge Moura, que atua na cidade de Remanso, no Norte da Bahia, procurou o PNB para relatar uma situação que aconteceu com uma cliente positivada falsamente com a covid-19. Segundo Jorge, a mulher e sua família foram prejudicados com o resultado do teste e ele critica a a Secretaria Municipal de Saúde que não fez a contraprova do resultado em sua cliente.

De acordo com o advogado da família, a mulher realizou, no dia 20 de maio, um teste rápido em uma farmácia da cidade, que apontou diagnóstico positivo para a covid-19. O teste foi encaminhado pelo estabelecimento à Secretaria Municipal de Saúde, entretanto, segundo o advogado da família, uma contraprova não foi realizada, através de exame do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

A mulher, conforme recomenda os órgãos de saúde, ficou em isolamento domiciliar em um cômodo de sua residência. Funcionários de sua residência e do estabelecimento comercial da empresária foram afastados, para evitar uma possível contaminação dos mesmos.

Após o período de quarentena, a mulher, segundo o advogado, fez a compra de 12 testes rápidos, que foram aplicados em familiares e funcionários do estabelecimento, que tiveram contato direto com a mesma antes do resultado do teste de farmácia, entretanto, todos deram resultado negativo. Após estranhar os resultados, ela, por conta própria, fez um exame laboratorial, no dia 12 de junho, cujo resultado também deu negativo para a infecção causada pelo novo coronavírus.

O falso diagnóstico da covid-19, segundo Jorge Moura, prejudicou moralmente a família, que está sendo discriminada pela população, até mesmo para fazer compras.

Diante disso, uma nota pública foi emitida em nome da família, com alguns questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde.

– Por qual motivo não foi realizado novo teste junto ao LACEN, para que só assim pudesse ter diagnóstico preciso, seguindo as orientações do Ministério da Saúde?
– É costume da secretaria atestar para a covid-19 apenas com o teste rápido de farmácia? Se negativo,  por que no caso específico da empresária foi dessa forma?
– Após essa nota pública, haverá, por parte da Secretaria Municipal, a exclusão dos dados da mesma das estatísticas dos casos positivos?

A nota pública sugere ainda que os procedimentos da Secretaria Municipal de Saúde precisam ser revistos “para que injustiças não sejam cometidas novamente e pessoas não sejam discriminadas”, diz o documento.

O PNB solicitou uma nota ao órgão, solicitando respostas para as perguntas descritas acima, e que constam no documento, porém, o órgão se limitou a informar que “a paciente fez o exame em um laboratório privado, portanto ela deve entrar em contato com o laboratório que fez o exame”.

Da Redação

Deixe seu comentário: