Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Remanso: Secretaria de Saúde responde sobre reclamação no atendimento a pacientes

remanso8

Um morador do município de Remanso, no Norte da Bahia, entrou em contato com o PNB para reclamar dos serviços de saúde prestados pela gestão municipal.

“A saúde do município está precária. Estão fazendo do posto de emergência um hospital, sem condições de atender a população. Além disso, aqui em Remanso não atende mais o SUS, a população está precisando buscar atendimento no município de Juazeiro. Estão acontecendo coisas absurdas”, relatou o morador, que pediu para não ser identificado.

Além disso, também circula nas redes sociais um vídeo onde uma paciente aparece sendo atendida por um profissional no chão da Unidade Básica de Saúde (UBS). Não publicaremos o vídeo para não expor a paciente.

Sobre o ocorrido, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Remanso esclareceu ao PNB que o caso ocorreu na semana passada e a profissional realizou o procedimento adequado para o quadro da paciente. A Ascom afirmou também que a oposição ao atual governo tenta criar fatos, unicamente com ” interesse politiqueiro”

“A Secretaria de Saúde vem por meio desta esclarecer à população sobre um vídeo que tem circulado em blogs de fofoca da nossa cidade. O vídeo expõe uma paciente que caiu no chão em crise convulsiva na recepção da UBS de Remanso. A paciente recebeu atendimento no local, como mandam os protocolos da OMS, e depois de estabilizada foi levada para um leito onde terminou seu atendimento de forma confortável. A nova gestão se preocupa em primeiro lugar com o bem estar das pessoas, seguindo os protocolos da saúde para atender mais e melhor à população. Lamentamos que alguns queiram fazer uso político da imagem de pacientes que precisam de assistência e não de holofotes. Reiteramos nossa preocupação em atender a população remansense” , explicou a Ascom.

A assessoria também encaminhou uma nota do Secretário de Saúde de Remanso, Diogo Costa Vidal, sobre a denúncia de precariedade do serviço de saúde do município.

O órgão nega as acusações e afirma que “não mede esforços para o bom atendimento de toda a população de Remanso. Para isso, a rede pública conta com 12 unidades de saúde da família com atendimento médico, odontológico e enfermagem funcionando em tempo integral”.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio dessa nota esclarecer que as denúncias são infundadas e tem cunho meramente político, visando difamar o serviço de saúde pública do município. A Secretaria informa que não mede esforços para o bom atendimento de toda a população de Remanso. Para isso, a rede pública conta com 12 unidades de saúde da família com atendimento médico, odontológico e enfermagem funcionando em tempo integral.

O Município conta também com pronto atendimento de urgência 24h, composta por equipe médica e clínica disponível, sala de estabilização equipada com suporte ventilatório com respirador, monitor cardíaco, laboratório, exames de eletrocardiograma, ultrassonografia e leitos de observação. Além disso, adquiriu equipamentos mobiliários hospitalares para melhor atender o público.

A Secretaria ressalta que o Município tem sistema de pactuação integrado que auxilia na regulação de leitos de pacientes graves para os hospitais de referência da região e das capitais credenciados pelo SUS à rede PEBA e à Central de Regulação Interestadual de Leitos da Bahia, já incluindo dessa forma toda uma linha de atendimento aos pacientes de Remanso. Para transporte desses pacientes, conta com serviço de SAMU, composto por duas equipes, sendo uma de Unidades de Suporte Avançada e outra de Unidade de Suporte Básica.

Nos próximos meses, a gestão municipal entregará à população uma Unidade de Pronto Atendimento (IJPA) com todos os seus serviços para fortalecer a assistência em saúde já prestada aos munícipes.

Em relação aos convênios hospitalares, o Município dispõe de contratos para atendimentos de média e alta complexidades através de pactuação integrada entre todos hospitais públicos de referêocia da região, incluindo ainda, hospitais privados como PROMATRE e Memorial, além de hospitais públicos como Hospital Regional de Juazeiro, Hospital Dom Malan,

Hospital Materno-infantil de Juazeiro, Hospital Universitário de Petrolina, dentre outros.

Por fim, o município dispõe de um Centro COVID com sede própria e independente, com equipe exclusiva para os atendimentos e diagnósticos de sintomáticos respiratórios e realização de testes rápidos e PCR. Na necessidade de tratamento de casos graves, há o convênio com Hospital local que é referência estadual ao suporte avançado e clínico ao paciente com COVID-19.

A Secretaria de Saúde reforça que segue todos os protocolos dos órgãos superiores de saúde para atender da melhor forma possível e pede que a população leia informações oficiais e não repassem informações de maneira indiscriminada e sem a confirmação da veracidade das mesmas.

Atenciosamente,

DIEGO COSTA VIDAL/ SECRETÁRIO DE SAUDE

Da Redação

Deixe seu comentário: