Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretaria de Educação promove avaliação do Ideb

ideb

Com o objetivo aperfeiçoar a prática dos Professores em sala de aula de forma a garantir uma aprendizagem significativa, a Secretaria Municipal de Educação de Remanso (SECEDUC), realizou nesta terça-feira, dia 18/09/2018, reunião sistemática junto com os Coordenadores Pedagógicos da Educação Fundamental das Séries Iniciais e Finais, para avaliar os dados que compõem o Ideb.

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de português e matemática e pelas taxas de aprovação. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o estudante aprenda, não repita o ano e frequente as aulas. O indicador é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o IDEB.

Com base no monitoramento e na avaliação, uma das metas do PME – Plano Municipal de Educação é fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, incluindo a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

A atuação positiva do Coordenador Pedagógico contribui para bons resultados até mesmo nos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O encontro avaliou o trabalho desenvolvido pela SECEDUC e discutiu o papel dos profissionais nas unidades de ensino, além de servir de momento para o compartilhamento de experiências a respeito do trabalho pedagógico dos coordenadores na rotina das escolas.

A SECEDUC está atenta aos resultados positivos que o município vem alcançando e o avanço no processo de ensino e aprendizagem, bem como ao que deve ser melhorado continuamente.

ASCOM/SECEDUC

Deixe seu comentário: