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Sento-Sé adere ao Informatiza APS e investe na informatização das unidades de saúde e implantação do prontuário eletrônico

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As Unidades de Saúde da Família de Sento-Sé começaram a substituição dos registros físicos de papel pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Mais uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde que aderiu ao Programa Informatiza APS. A nova ferramenta é um software onde ficam armazenadas todas as informações clínicas e administrativas dos pacientes de cada unidade.

Para permitir a implantação do PEC em todos os serviços de Atenção Básica do Município, a Prefeitura através deste recurso já adquiriu 30 novos computadores para as unidades, incluindo as unidades básicas de saúde (UBS) e as unidades de saúde da família (USF). A expectativa é de que, em breve, mais equipamentos sejam instalados.

De acordo com o Secretário de Saúde, Samuel Santana, o objetivo da informatização é modernizar e organizar o funcionamento dos serviços oferecidos à população. “Esse sistema vai trazer melhorias contínuas para os serviços de saúde, além de facilitar e acelerar o fluxo de atendimento nas unidades”, afirma.

Para a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica em Sento-Sé, Renata Santos, o objetivo é alinhar à meta do Ministério da Saúde da nacionalização do Sistema e-SUS, por meio do Programa Informatiza APS e garantir maior organização, agilidade e segurança no atendimento aos usuários do SUS em nosso município. “Nossa equipe técnica não mediu esforços e instalou os equipamentos na sede e interior, capacitou todos os nossos profissionais além de garantir apoio no suporte diário, quando necessário. Agora, nossas equipes estão prontas pra melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão”, explica.

“Já a recepcionista da USF de Quixaba, Gisely Custódio, acredita que o PEC possibilita a otimização de nossas demandas de forma rápida”. “Sabemos que as UBS’s têm como objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, o que resulta numa demanda enorme ainda mais em tempos de pandemia. Com o novo sistema conseguimos uma agilidade maior e prestar um serviço de saúde de qualidade e com eficiência para a população que vai atrás de atendimento”, destaca.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

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