Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sento Sé: capacitação estimula o beneficiamento de frutas

capacitacao-3-copia

A Prefeitura de Sento-Sé, através das Secretarias de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca; Planejamento e Sala do Empreendedor, realizou na última quarta-feira (19) uma capacitação de beneficiamento de frutas, com foco na produção de doces e polpas. A capacitação aconteceu no prédio da Escola Municipal Sala Avançada Laurentino dos Santos, localizada na comunidade de Fartura e contou com a participação de cerca de 25 agricultores familiares das comunidades de Lages, Sítio e Fartura, todas pertencentes à zona rural de Sento-Sé.

A capacitação foi oferecida em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de estimular a produção de doces e polpa de frutas e incentivar a geração de emprego e renda dos produtores da agricultura familiar, que trabalham com o beneficiamento de frutas típicas da região.

Claudiomário Rodrigues é agricultor e Presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Fartura, ele explica o que o levou a participar da capacitação. “Conhecimento é sempre bem-vindo, para mim está sendo uma reciclagem, pois já participei de outras capacitações de beneficiamento. Na de hoje aprendi mais sobre a fabricação de doces, vai agregar valor ao meu currículo, uma vez que já trabalhamos na comunidade com produção de alimentos e um curso como esses só vem a somar”, avaliou Claudiomário.

Sinelandia Alves também é agricultora e viu na capacitação uma oportunidade de aprendizado. “Uma capacitação como essa demonstra o cuidado e atenção que a nossa prefeita tem com o povo do interior, além de ter um custo alto, que nós muitas vezes não temos a condição de custear. Vai nos ajudar muito, pois já trabalhamos com produção de doces e agora passamos a ter um maior conhecimento para potencializar e melhorar cada vez mais o que produzimos”, afirmou a agricultora.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, investir em capacitação é uma das melhores formas de promover o desenvolvimento. “Junto com a Secretaria de Planejamento, e a Sala do Empreendedor temos buscado desenvolver diversas ações que ajudem os agricultores a serem também empreendedores, a agregar valor à sua produção e assim potencializar o desenvolvimento econômico no nosso município”. Finalizou Sandro Jatobá.

A capacitação – teve duração de 5h e passou para os participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a higienização, manipulação correta e o passo a passo para produção de doces a base de umbu, licuri, banana e maracujá do mato. Todos os participantes receberão certificação emitida pela Embrapa.

Ascom PMSS

Deixe seu comentário: