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Sento Sé se destaca na produção de ferro na Bahia, mas logística ainda é um problema

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Dados divulgados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) mostram que até o mês de setembro, o faturamento das empresas produtoras de minério de ferro na Bahia ultrapassou os R$ 470 milhões, contra R$ 25 milhões alcançados durante todo o ano passado, representando um crescimento de mais de 1.700% em suas operações. Apesar do crescimento expressivo, a dificuldade no escoamento da produção é um empecilho para o setor como um todo.

O aumento da produção é expressivo, no entanto, a logística do transporte ainda é deficiente e impacta diretamente no preço e tempo para o escoamento da produção. O problema, já enfrentado pelas mineradoras que iniciaram a mais tempo, agora também atinge a Tombador Iron, que recentemente iniciou sua produção no município de Sento Sé.

É necessário realizar mais de 800 viagens de caminhão, de 700km cada, para transportar mais de 35 mil toneladas de minério de Sento Sé, onde fica a mina da empresa, até o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, em Barra dos Coqueiros – Sergipe. No total, os mais de 560 mil km viajados dariam para chegar com folga até a Lua (distante 384 mil km da Terra) ou, se preferir, dar 44 voltas ao redor da Terra (12,7 mil km cada).

A Tombador Iron divide sua produção entre o mercado interno – encaminhada também de caminhão para o Polo Siderúrgico de Minas Gerais – e o mercado externo, enviada para o porto de Sergipe. De acordo com a empresa, dois embarques já foram realizados e a estimativa é que o número seja de um por mês. “A Tombador Iron é uma empresa de mineração de pequeno porte e se encontra na fase de ramp-up de produção. Ou seja, trata-se do estágio onde se testa a curva de produção até que a planta de britagem e classificação (processo a seco e sem rejeitos) atinja sua capacidade planejada de produção. Após a fase de ramp-up, nossa estimativa é de realizar um navio Handysize (35-38 mil toneladas) por mês”, explica.

Em nota, a Tombador afirmou que investimentos na malha ferroviária do estado contribuiriam para melhorar o escoamento da produção, porém, a empresa não teria como arcar com o investimento necessário. “Como a Tombador Iron é um projeto de pequeno porte, entendemos que os volumes a serem exportados, por si só, não viabilizam um projeto de ferrovia só nosso”, informou a assessoria de comunicação da empresa.

Por

 Gabriel Filliph

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