Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sento Sé: Segue ações de prevenção e conscientização alusivas ao ‘Outubro Rosa’

outubro-rosa-usf-eliomar-cavalcanti-31

Sensibilizar a população feminina para a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, é o foco da Campanha Internacional do Outubro Rosa, que acontece há mais de 20 anos. Em alusão à campanha, a Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria de Saúde vem desenvolvendo desde o início do mês uma série de ações e atividades nas unidades de saúde do município.

Nesta terça-feira (17) foi a vez da Equipe de Saúde da Família da USF Dr. Eliomar Cavalcanti, localizada no bairro Cícero Borges, realizar uma ação alusiva ao Outubro Rosa. Na ocasião, foi realizada uma sala de espera sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero, mutirão para coleta de exame preventivo de colo de útero, realização de teste rápido para detecção de Sífilis e HIV, solicitação de mamografia e distribuição de preservativos.

De acordo com a enfermeira da USF Dr. Eliomar Cavalcanti, Rita de Cassia Batista, foram realizados cerca de 30 procedimentos entre, coleta de material para exame preventivo de colo de útero, testes rápidos e solicitações de mamografia. “Outubro Rosa é um importante momento de conscientização sobre a prevenção ao Câncer de colo de útero e de mama, sendo de fundamental importância o rastreamento para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.”, destacou a enfermeira Rita de Cássia.

A manicure e designer de sobrancelhas, Bianca Lima, foi uma das pacientes da USF que participou da ação e realizou o exame preventivo de colo de útero nesta terça-feira. Ela falou sobre a importância do acompanhamento médico periódico para prevenir futuras doenças. “Fiquei sabendo que a ação ia acontecer na minha última consulta aqui no postinho. É uma ação positiva para nossa saúde, fazer o preventivo é uma maneira de tratar e prevenir a saúde da mulher. É muito importante esse tipo de iniciativa para alertar todas as mulheres”, disse Bianca Lima.

Entre as ações programadas pela Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Saúde, para sensibilizar a população durante este mês de outubro, tanto na sede como interior, estão: realização de mutirão de Exame Preventivo do Câncer do Colo de Útero, sala de espera sobre a importância do exame clínico das mamas e preventivo, grupo de gestantes sobre a prevenção do Câncer de Mama e colo de útero, solicitações de mamografias em todos os postos, encaminhamentos as referências através da Policlínica Municipal , entre outras ações.

Confira a programação dos mutirões de preventivos desta semana:

Ascom PMSS

Deixe seu comentário: