Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sobradinho: Secretaria de Educação comemora sucesso da live de culminância do Projeto Caatinga

live-ed

No último sábado (22), a Secretaria de Educação de Sobradinho realizou a transmissão online do evento de culminância do Projeto Caatinga. A live foi exibida através do canal no youtube da Prefeitura de Sobradinho-BA, e contou com a expressiva participação dos alunos da rede municipal de ensino e da comunidade geral por meio de comentários online.

Apresentada pela Secretária de educação, Ducilene Kestering, o evento contou também a participação do Vice-Prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jarques Canturil, do Chefe de Gabinete e Presidente do Conselho Municipal de Educação, Joselito Macedo, do Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Patrick de Lima Carvalho e do Vereador Beto Galego.

“O Projeto Caatinga tem uma história antiga no município. Nasceu ainda na gestão do ex-prefeito Luiz Berti, e atualmente faz parte do currículo de Sobradinho e do Programa de Educação Ambiental Permanente. Obedece a eixos norteadores a fim de promover a educação para a convivência com o semiárido. É muito importante frisar que através do Projeto Caatinga as escolas trabalharam com os estudantes o saber conhecer, fazer, conviver, ser, reconhecer, refletir e também intervir”, declarou Ducilene.

A transmissão teve cerca de 4 horas de duração, quando foram exibidas 13 produções audiovisuais elaboradas com a participação das crianças e jovens matriculados nas instituições escolares municipais. Essas produções são resultados do trabalho desenvolvido por professores, estudantes e gestores durante as aulas remotas. Além disso, houve a exibição de outros três vídeos: o primeiro deles com abordagens sobre a caatinga, e os outros dois reforçando a identidade com o bioma e mais uma intervenção do LET.

Houve também uma palestra do Professor Dr. Celito Kestering. O pesquisador abordou sobre a importância da escola na defesa, junto à população, da identidade e patrimônio Tatauí.

“A Serra Verde é a base de sustentação para várias expressões de vida do submédio São Francisco. Para Sobradinho sua significância está relacionada com mitos e ritos ancestrais, além da própria sobrevivência da população, portanto, é preciso que se interrompam os despejos dos rejeitos nas encostas, bem como o desmonte das serras, pois elas são fundamentais para o equilíbrio ambiental e para sobrevivência da fauna e flora. Devemos defender que se minimizem os traumas que as empresas vêm impondo ao patrimônio Tatauí”, esclareceu o professor.

Ainda sobre a importância da defesa do Patrimônio Tatauí, durante a transmissão da live, a Secretaria de Educação divulgou o link para um Abaixo-Assinado em Defesa da Serra Verde, em Sobradinho – BA.

“Esse fazer educação promovido pelo Projeto Caatinga, Patrimônio Tatauí, mesmo que de forma remota, fortaleceu o conhecimento sobre nossa identidade e nos incentivou a zelar, cuidar e amar nossa terra. E é por isso, que lutamos pela preservação da Serra Verde, bem como pela construção do Memorial Tamoquim, a respeito do qual o Vereador Beto Galego propôs indicação aprovada pela unanimidade dos vereadores, a fim de que essa história seja perpetuada para gerações futuras”, finalizou a Secretária de Educação.

O vídeo da transmissão da live de culminância do Projeto Caatinga está salvo no canal do youtube da Prefeitura de Sobradinho-BA, e sua visualização continua disponível para quem desejar assistir, aprender e prestigiar os trabalhos dos estudantes e profissionais da educação de Sobradinho.

Ascom PMS

Deixe seu comentário: