Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tradicional Missa dos Vaqueiros de Curaçá reúne centenas de vaqueiros e fiéis

missa-do-vaqueiro-05-07-23

Vaqueiros totalmente encourados, montados a cavalos e cheios de fé, além de centenas de fiéis católicos e turistas participaram da tradicional Missa dos Vaqueiros de Curaçá-BA realizada no último domingo (2), na Praça do Teatro Raul Coelho. A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Juazeiro Dom Beto Breis e pelo Frei Valdevan Correia.

A comissão organizadora da missa preparou um cenário com elementos do Semiárido nordestino, além da apresentação de cantorias e aboios. Uma liturgia voltada ao homem e a mulher do sertão impressionou quem assistia a missa.

“Como bom curaçaense não poderia deixar de estar aqui assistindo essa celebração que para mim é o ponto mais alto da Festa dos Vaqueiros. Ouvir os aboiadores e repentistas, ver esse ambiente com a cara do vaqueiro, me deixa muito feliz, pois eles são guerreiros e merecem todas as homenagens”, expressou Josué Araújo, economista e curaçaense.

O Frei Valdevan, o padre vaqueiro, não escondeu a emoção de celebrar a vaqueirama e destacou o momento do Ofertório como um dos mais esperados pelos fiéis. “De maneira geral estamos aqui para agradecer a Deus por nos ter presenteado com o vaqueiro. O vaqueiro é um presente de Deus para nós nordestinos. Estamos aqui para rezar com os vaqueiros e para os vaqueiros. Nós começamos esta organização há meses com as equipes pastorais da Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito. No ofertório trouxemos os 70 anos da tradição e da cultura do vaqueiro em Curaçá. Foi um ofertório bem pensado e mostrando as luzes que iluminaram os vaqueiros no decorrer dos anos”, ressaltou o Frei Valdevan Correia.

Dom Beto Breis fez a homilia diferente e em aboio fez a reflexão da Palavra do Senhor. “A Missa dos Vaqueiros é mais que uma tradição, é um valor. O Apóstolo Paulo, que hoje nós celebramos, disse que para evangelizar ele se fez um com os outros. Então, hoje nós fizemos vaqueiros para celebrar com eles a Eucaristia”, contou o religioso.

O vaqueiro Pedro da Fazenda Jaquinicó, próximo ao povoado de São Bento, expressou a sua satisfação e alegria em se fazer presente em mais um ano na Missa dos Vaqueiros de Curaçá. “Estou aqui em mais um ano para agradecer a Deus pelas bençãos. Não perco uma missa. Momento de fé e devoção”.

A realização da Missa dos Vaqueiros contou com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), juntamente com a Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito.

Texto: Alinne Torres
Fotos: William Santos e Erick Pionório

Deixe seu comentário: