Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tradicional queima de fogos na virado do ano também é suspensa em Petrolina

petrolina

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, também suspendeu a tradicional queima de fogo que acontecia anualmente durante a virada de ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23).

De acordo com a gestão, que já havia cancelado os shows de Réveillon devido a pandemia do novo coronavirus, a suspensão da quina de fogos também tem como objetivo evitar aglomeração de pessoas, e combater a infecção de novas pessoas.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros, expediu a recomendação aos promotores de Justiça de todo o Estado para que adotem as providências necessárias com o intuito de coibir shows pirotécnicos em eventos públicos e/ou privados, gratuitos ou com compra de ingressos. “Tais práticas se enquadram nas vedações do Decreto Estadual 49.891/20, de 7 de dezembro de 2020, visto que a definição de show não se restringe apenas aos eventos musicais ou artísticos, mas também aos pirotécnicos”, mencionou Francisco Dirceu Barros.

Assim, os promotores de Justiça devem ficar atentos aos eventos neste final de ano e avisar àqueles que insistirem em descumprir as normas sanitárias sobre aglomeração de pessoas e distanciamento social, que poderão responder pelo crime de medida sanitária preventiva destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código Penal).

No município de Juazeiro, no Norte da Bahia, também não haverá a tradicional queima de fogos. A medida foi anunciada no último dia 16,  durante uma reunião online do Comitê de Saúde e Enfrentamento à Pandemia da cidade.

Na ocasião, o Prefeito Paulo Bomfim informou que a tradicional queima de fogos do réveillon foi suspensa para evitar aglomerações na Orla da cidade e também “em respeito a todas as vidas perdidas em Juazeiro, no Brasil e no mundo”.

O gestão declarou também que “os alvarás de festas já estão suspensos através de Decreto estadual, que vamos continuar seguindo e ampliando a fiscalização. Os bares e restaurantes, em sua grande maioria, estão cumprindo as medidas de prevenção e continuaremos acompanhando em cima”.

Também no Norte da Bahia, o município de Sobradinho foi outra cidade da região que cancelou a queima de fogos no Réveillon. De acordo com a gestão, a medida segue orientações do Governador Rui Costa e recomendação do Ministério Público, em virtude do aumento de casos de Covid-19 em todo o estado.

“Decidimos pela suspensão dos dois eventos para não estimular as pessoas a irem as ruas, o que promoveria aglomeração. Este final de ano será atípico em todo o mundo, e a orientação é para que as pessoas se confraternizem em casa, com seus familiares e evitem festas. É um momento delicado, que exige de nós alguma renúncia e devemos ser cuidados conosco e com aqueles que amamos. Portanto, vamos receber o ano novo, com muita fé, oração, esperança, união e zelando pela saúde pública. Logo essa fase desafiadora passará e nós poderemos nos abraçar, nos juntar para celebrar a vida”, disse o Prefeito Luiz Vicente Berti.

 

Da Redação

Deixe seu comentário: