Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tragédia ambiental ameaça saúde dos moradores de Remanso.

whatsapp-image-2017-05-22-at-06-14-22

Localizada no norte da Bahia às margens do lago de Sobradinho, a cidade de Remanso vem sendo castigada pela ação do homem nos seus mais diferentes aspectos. Além da baixa do lago que prejudica o abastecimento de água, os munícipes ainda precisam conviver com ações desastrosas como esta aqui retratada.

As imagens chocantes foram feitas esta semana nas imediações do estádio municipal e mostram o quanto atos inconsequentes, acompanhados de muita ignorância são capazes de colocar em risco animais e pessoas.

whatsapp-image-2017-05-22-at-06-14-21    whatsapp-image-2017-05-22-at-06-14-22

whatsapp-image-2017-05-22-at-06-14-211

Os urubus aqui abatidos (possivelmente envenenados) não nos tiram da inércia de procurar os culpados. Simplesmente assistimos. Sequer repensamos nossa relação com o meio ambiente.

Atitudes como esta de envenenar animais para livrar rebanhos de predadores não produz apenas um desequilíbrio ambiental. Ao ser tratada como banal, torna-se também um problema de saúde pública, afinal, as bactérias presentes naqueles restos animais contaminam o solo, os lençóis freáticos, espalham-se pelo ambiente e dessa forma alcançam as pessoas.

Precisamos nos perguntar: Será que a população, ainda que reconheça os culpados, sabe a quem recorrer? De quem é a responsabilidade diante deste quadro? Será que isso acontece em outros pontos da cidade?

A natureza não consegue sair dessa situação sozinha. Precisamos evoluir e nos conscientizar.

Refletir sobre as relações homem-natureza na casa/planeta em que vivemos, possibilitará que nossas marcas no ambiente deixem de ser agressoras e tornem-se defensoras.

A redação da Rádio Zabelê FM está em contato com órgãos e autoridades públicas da cidade e, em breve, trará mais informações.

Texto: Yolanda Souza.

Fotos: Alessandro Paes Landim.

Redação da Rádio Zabelê FM

Deixe seu comentário: