Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

50000000
No comando: Momentos de Luz

Das as

rosario
No comando: Terço dos Homens

Das 06:00 as 06:30

indice
No comando: Acorda Sertão

Das 06:00 as 08:00

boi-na-faixa
No comando: Boi na Faixa

Das 06:30 as 08:00

whatsapp-image-2023-05-13-at-11-56-18
No comando: A vida em foco

Das 08:00 as 08:30

am6212
No comando: Momento do Rei

Das 08:00 as 09:00

bdc
No comando: Bom Dia Comunidade

Das 08:00 as 09:00

nilton-show
No comando: Sábado Show

Das 10:00 as 12:00

cotidiano
No comando: Cotidiano

Das 10:30 as 11:30

logo-alcoolicos-anonimos
No comando: A.A Alcoólicos Anônimos

Das 11:00 as 12:00

A escola municipal Furtado Leite, na comunidade Pereiros, em Nova Russas (CE), recebeu a primeira das 5 mil cisternas que serão construídas em escolas públicas rurais do Semiárido até 2016
No comando: Nossa Terra Nossa Gente

Das 11:00 as 12:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 12:00 as 18:00

maxresdefault
No comando: Programa Show da Fé

Das 13:00 as 13:30

No comando: Programa Palavra Profética

Das 13:30 as 13:00

sabadao-pop
No comando: Sabadão Pop

Das 14:00 as 16:00

14522881_1694172120904856_8712305315181736338_n
No comando: No Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

terreira-da-fazenda
No comando: Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

viola-minha-viola
No comando: Viola minha viola

Das 14:00 as 16:00

whatsapp-image-2024-04-14-at-12-10-31
No comando: Negratitude

Das 16:00 as 18:00

alessandro
No comando: Interligados

Das 16:00 as 18:00

conexao
No comando: Conexão Jamaica

Das 18:00 as 20:00

aroeira
No comando: Podcast Aroeira

Das 18:15 as 17:00

hora-de-correr-lindos-exemplos-de-sites-de-esporte-00
No comando: ZABELÊ ESPORTE

Das 18:15 as 19:00

blog-617
No comando: A Voz do Brazil

Das 19:00 as 20:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 20:00 as 00:00

biblia
No comando: O Evangelho nos fala Hoje

Das 20:00 as 20:15

pascom
No comando: Ritmo Pastoral

Das 20:15 as 20:45

pm
No comando: Programação Livre

Das 21:00 as 00:00

tovinho-regis
No comando: Blues da Zabelê

Das 21:00 as 23:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 22:00 as 00:00

alto-astral
No comando: Alto Astral

Das 09h30min as 11h

Aposta da Neoenergia em microrrede de geração solar leva energia para a Zona Rural de Remanso

Compartilhe:
microrrede-708x324

A comunidade de Xique-Xique, no município de Remanso (BA), será a primeira localidade onde a Neoenergia irá instalar uma microrrede em área isolada, solução que será abastecida por sistema centralizado com energia solar e armazenamento por baterias. A iniciativa integra um projeto piloto que a companhia realiza para beneficiar uma área rural que ainda não é atendida pela energia elétrica. O diferencial está no sistema de armazenamento e no fator inovador – o mercado de microrredes é pouco explorado no Brasil. A geração na comunidade será exclusivamente solar, com capacidade para atender 103 unidades consumidoras, e as baterias irão garantir o fornecimento por 48h, quando não houver radiação solar suficiente para eficiência máxima pelas placas.

Além do ineditismo dentro do programa Luz para Todos, o projeto envolve a simulação de microrrede para avaliar a aplicação de super capacitores – solução de armazenamento que usa uma tecnologia nova e ainda não disseminada em atividades de campo. “A instalação será capaz de gerar dados para que, em laboratório, seja simulada a aplicação de uma microrrede com armazenamento com super capacitor, bem como avaliar a degradação da placa solar em atuação no ambiente. Participam da pesquisa o LabSolar, primeiro laboratório de estudos e certificação de sistemas de energia solar do Nordeste inaugurado pela Neoenergia em Salvador em parceria com o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia e com o governo do estado baiano”, informa o gerente Corporativo de P&D da Neoenergia, José Antônio Brito.

O projeto, que está em fase de planejamento e tem previsão para início da operação no primeiro semestre de 2021, utiliza recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), integrando ainda o programa do governo federal Luz para Todos, que visa levar eletrificação a áreas remotas, universalizando o acesso à energia. “No momento, a Neoenergia adota duas soluções para atender a clientes isolados: realizamos a extensão da rede convencional ou implantamos sistemas solares individualizados. As microrredes, com geração e armazenamento centralizados podem ser uma solução para melhorar a eficiência e qualidade do fornecimento”, diz Débora Catão, engenheira de Smart Grids da Neoenergia.

DIFERENCIAL DO ARMAZENAMENTO

A capacidade da microrrede desenvolvida pela Neoenergia irá gerar uma potência de 240 kW DC/180 kW AC. Isso significa que o sistema de geração poderá garantir um consumo médio de energia de 80kWh para as 103 residências existentes na comunidade de Xique-Xique. O sistema de armazenamento, com capacidade útil medida do lado AC de 928 kWh, garantirá o mesmo consumo ainda quando não houver radiação suficiente por um período de 48h. Tanto o sol quanto o vento são fontes de geração de energia que estão sujeitas a interferências da natureza, por isso a importância de um sistema que armazena essa energia para momentos em que a captação solar não seja possível. Diante disso, foi realizado um estudo para dimensionar a demanda de energia no local, sendo instaladas baterias de lítio em uma quantidade acima da necessária para reforçar o sistema.

“Um sistema de armazenamento apropriado permite que o uso da energia gerada a partir da captação solar não fique restrita a um período, pois o sistema de armazenamento é carregado durante o dia e, à noite, fica disponível para utilização. A vantagem da microrrede também se aplica ao fato de que nem todo mundo usa a energia ao mesmo tempo. Com isso, é possível entregar energia com maior qualidade para quem está consumindo naquele momento”, explica Brito.

IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Para a realização do projeto, também são levados em consideração aspectos técnicos, financeiros e sociais. O investimento em microrredes está relacionado a expectativa de que a tecnologia tenha maior penetração no mercado, o que vai gerar redução de custos. “Já do ponto de vista social, iremos acompanhar a estimativa de crescimento da comunidade para saber se ela poderia ser absorvida pelo sistema e como as pessoas irão se relacionar com a novidade, de forma a garantir o desenvolvimento da localidade”, afirma Débora Catão.

Com a chegada da energia elétrica na área rural, é comum observar o retorno de algumas famílias que anteriormente haviam migrado para outras regiões, como observa Mayline Pinto, supervisora da Unidade de Gestão do Luz Para Todos. “Temos a preocupação de pensar nos impactos que essa implantação terá na vida das famílias, acompanhando como a comunidade irá se comportar economicamente após ter acesso a energia elétrica. Essa também é uma oportunidade para avaliarmos a viabilidade da instalação da microrrede de geração solar para atender a outras localidades no mesmo modelo, expandindo a universalização do acesso à energia elétrica”.

Existente desde 2004, o programa Luz para Todos é uma parceria do governo federal com as distribuidoras. Somente na Bahia, já foi responsável por mais de 650 mil ligações, levando energia a 1 milhão e 800 mil pessoas da área rural do estado.

 

Fonte: www.neoenergia.com

Deixe seu comentário: