Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

50000000
No comando: Momentos de Luz

Das as

rosario
No comando: Terço dos Homens

Das 06:00 as 06:30

indice
No comando: Acorda Sertão

Das 06:00 as 08:00

boi-na-faixa
No comando: Boi na Faixa

Das 06:30 as 08:00

whatsapp-image-2023-05-13-at-11-56-18
No comando: A vida em foco

Das 08:00 as 08:30

am6212
No comando: Momento do Rei

Das 08:00 as 09:00

bdc
No comando: Bom Dia Comunidade

Das 08:00 as 09:00

nilton-show
No comando: Sábado Show

Das 10:00 as 12:00

cotidiano
No comando: Cotidiano

Das 10:30 as 11:30

logo-alcoolicos-anonimos
No comando: A.A Alcoólicos Anônimos

Das 11:00 as 12:00

A escola municipal Furtado Leite, na comunidade Pereiros, em Nova Russas (CE), recebeu a primeira das 5 mil cisternas que serão construídas em escolas públicas rurais do Semiárido até 2016
No comando: Nossa Terra Nossa Gente

Das 11:00 as 12:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 12:00 as 18:00

maxresdefault
No comando: Programa Show da Fé

Das 13:00 as 13:30

No comando: Programa Palavra Profética

Das 13:30 as 13:00

sabadao-pop
No comando: Sabadão Pop

Das 14:00 as 16:00

14522881_1694172120904856_8712305315181736338_n
No comando: No Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

terreira-da-fazenda
No comando: Terreiro da Fazenda

Das 14:00 as 16:00

viola-minha-viola
No comando: Viola minha viola

Das 14:00 as 16:00

whatsapp-image-2024-04-14-at-12-10-31
No comando: Negratitude

Das 16:00 as 18:00

alessandro
No comando: Interligados

Das 16:00 as 18:00

conexao
No comando: Conexão Jamaica

Das 18:00 as 20:00

aroeira
No comando: Podcast Aroeira

Das 18:15 as 17:00

hora-de-correr-lindos-exemplos-de-sites-de-esporte-00
No comando: ZABELÊ ESPORTE

Das 18:15 as 19:00

blog-617
No comando: A Voz do Brazil

Das 19:00 as 20:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 20:00 as 00:00

biblia
No comando: O Evangelho nos fala Hoje

Das 20:00 as 20:15

pascom
No comando: Ritmo Pastoral

Das 20:15 as 20:45

pm
No comando: Programação Livre

Das 21:00 as 00:00

tovinho-regis
No comando: Blues da Zabelê

Das 21:00 as 23:00

programacao-musical-zabele
No comando: Programação Musical

Das 22:00 as 00:00

alto-astral
No comando: Alto Astral

Das 09h30min as 11h

Governo estuda ‘bolsa caminhoneiro’ contra alta do diesel sem interferir na Petrobras

Compartilhe:
caminhoneiros

Dentre as medidas que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) estuda para reduzir o impacto do aumento dos preços dos combustíveis, sem interferir na política da Petrobras, está a criação de um “voucher caminhoneiro”.

A ideia seria calcular uma média dos quilômetros rodados e do consumo de diesel. Quando o preço aumentasse, os profissionais teriam uma restituição do valor equivalente à tributação federal, hoje, PIS/Cofins.

Os defensores da medida dizem que a iniciativa é muito mais barata do que uma isenção para toda a população. No entanto, críticos apontam incoerência na criação de uma “bolsa caminhoneiro” quando o país busca uma solução fiscal para o auxílio emergencial.

Auxiliares de Bolsonaro, porém, veem mais viabilidade em outra medida sobre a mesa: a criação de um fundo com excedentes de royalties para pagar a Petrobras e importadores quando houver oscilação nos preços.

A criação deste colchão foi discutida em 2018, durante a greve dos caminhoneiros no governo Michel Temer (MDB). O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira (22) ver a criação do fundo como a única saída.

“Na minha visão, a solução para isso é se a gente conseguisse criar um fundo soberano com base nos royalties do petróleo, e este recurso, quando houvesse essas flutuações, fosse usado para amortecer os aumentos. Não tem outra solução fora disso aí”, disse Mourão.

A medida conta com apoio de representantes do primeiro escalão do governo, como o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, principal interlocutor do Palácio do Planalto com os caminhoneiros -categoria que, mesmo difusa, pressiona pela redução no preço dos combustíveis.

A iniciativa, porém, encontra resistência no Ministério da Economia. De acordo com integrantes do governo, a pasta é contra por ser refratária à criação de fundos.

PACOTE DE BONDADES

Um pacote de bondades para os caminhoneiros está em estudo no Executivo, apesar de ainda não haver uma data para ser formalmente apresentado.

Uma das medidas sobre a mesa é alteração na regra da pesagem, reivindicação antiga dos condutores.

O governo pondera que, ao alterar a regra, haverá reação imediata das concessionárias de rodovias. Por isso, está sendo analisado como garantir o reequilíbrio dos contratos, que devem ser impactados em 2% a 4%.

Também está no radar do Executivo medida para reduzir o número de caminhões em circulação, o que poderia garantir um reequilíbrio no mercado, hoje com mais oferta que demanda.

A ideia é pedir para que, voluntariamente, caminhoneiros vendam seus veículos para o governo e façam cursos de requalificação no Sistema S.

Uma possibilidade seria usar recursos de compensação ambiental da Petrobras, já que a saída de circulação de caminhões antigos poderia ser enquadrada como medida de âmbito ecológico por causa da redução de CO2.

AÇÕES

O temor de inferência na política de preços da Petrobras tomou o mercado nesta segunda (22) e fez a empresa derreter. As ações da petroleira caíram mais de 20% e derrubaram outras estatais.

Nesta terça as ações preferenciais (sem direito a voto) subiram pouco acima der 9%, e as ordinárias, cerca de 12%.

“O que eu interferi na Petrobras? O que eu falei para baixar o preço [dos combustíveis]? Nada, zero”, disse Bolsonaro a apoiadores nesta terça-feira (23).

A crise começou por causa da comunicação truncada do presidente. Na live semanal de quinta-feira (18), ele disse que haveria mudanças na Petrobras.

Cerca de 24 horas depois, anunciou a intenção de substituir o atual presidente da petroleira, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna. A troca ainda precisa ser aprovada pelo conselho de administração, reunido nesta terça.

O mandato de Castello Branco já estava previsto para terminar em 20 de março. Auxiliares de Bolsonaro tentaram convencê-lo a fazer a troca de maneira menos traumática, mas não obtiveram sucesso.

Já no fim de semana, o presidente Bolsonaro afirmou ainda que pretende “meter o dedo na energia elétrica”.

Sobre a Petrobras, o presidente relatou a pessoas próximas que havia perdido a confiança em Castello Branco e que vinha sendo surpreendido pelos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis, sendo informado pela imprensa, sem a possibilidade de preparar politicamente o terreno para a notícia.

Além disso, questões menores irritaram Bolsonaro. Ele se incomodou, por exemplo, com o fato de o presidente da Petrobras aparecer em reunião e entrevista ao lado dele com máscara e óculos de proteção.

O chefe do Executivo também não escondeu irritação com o fato de, por causa da pandemia de Covid-19, Castello Branco estar trabalhando de casa, em home office.

Bolsonaro ainda anunciou na semana passada isenção, a partir de 1º de março e por tempo indefinido, de PIS/Cofins do gás de cozinha. Também haverá isenção destes impostos para o diesel, mas apenas durante dois meses. O governo não indicou como fará a compensação destes benefícios.

Interlocutores do presidente da República argumentam que não há previsão de greve e que as iniciativas envolvendo os preços dos combustíveis têm cunho social e não visam apenas os caminhoneiros, mas também condutores de van, entregadores, motoristas de aplicativo e consumidores de gás.

No entanto, há viés eleitoreiro nas medidas que contrariam o mercado financeiro e acenam para uma categoria que é base política para os planos de Bolsonaro em 2022.

Folhapress

Deixe seu comentário: