Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Refletir sobre as condições de vida das juventudes rurais, debater políticas públicas e estratégias de apoio a esse público, promover a construção coletiva de propostas para o desenvolvimento sustentável do Semiárido, estimular o intercâmbio entre saberes e práticas dos territórios e provocar a participação política dos/as jovens no 13º CBA. É com essa riqueza de programação que o Seminário “Juventudes em movimento: agroecologia, territórios e justiça climática”, está reunindo cerca de 70 jovens dos projetos Baraúnas dos Sertões e Jandaíras; do @nucleojuremaufrpe; estudantes da @republicairpaa e da ASA
O Seminário está promovendo um intercâmbio entre os grupos, possibilitando espaços diversos de escuta, principalmente com pautas relacionadas às políticas públicas voltadas para as juventudes nos territórios. Por exemplo, na programação houve o espaço “Sem juventudes não há convivência com os territórios: análise de conjuntura em defesa das juventudes”. A atividade também contou com a participação de integrantes do MDA e do @coletivodejovenscuc. Esse momento possibilitou o fortalecimento da discussão política e formação crítica das juventudes, principalmente relacionadas às diversas questões que envolvem os territórios.
A programação contempla ainda uma Oficina de Agitação e Propaganda, com o objetivo de qualificar a comunicação e a participação das juventudes no 13º CBA; a vivência da trilha pedagógica da Convivência com o Semiárido, visando promover reflexões sobre as tecnologias sociais no contexto do Semiárido e as perspectivas políticas para as juventudes. Também vai acontecer uma roda de conversa com o tema “Juventudes Rurais – resistências, identidades e justiça climática no fazer agroecológico no Semiárido”.
O Seminário está sendo promovido pelos Projetos Baraúnas dos Sertões e Jandaíra. As atividades começaram nesta segunda-feira e seguem até a noite de hoje (14), no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro-BA.
O Baraúnas dos Sertões é realizado pela @ufrpe, em parceria com a @redeaterneagroecologia e a Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste, com o apoio do @mdagovbr.