
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Um morador do município de Remanso, na região Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para fazer uma sugestão sobre os festejos em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário, que iniciaram nesta terça-feira (21). As celebrações, que seguem por nove dias, incluem novenas, missas e momentos de devoção.
Mas, segundo o morador, há um ponto que precisa ser repensado pela Paróquia.
“Hoje iniciaram os festejos católicos da padroeira de Remanso, Nossa Senhora do Rosário. Acontece que, durante os nove dias da novena, as pessoas serão, como hoje, acordadas às 5h30 da manhã com um bombardeio de fogos com estampido. É importante lembrar que a Igreja Matriz fica numa área central da cidade, onde moram pessoas doentes, acamadas, idosos e pessoas com autismo, que sofrem com o barulho ensurdecedor dos fogos”, relatou o morador.
Ele destacou ainda que os fogos também são utilizados no encerramento das celebrações noturnas, o que, segundo ele, agrava o problema.
“Todos os anos é a mesma coisa. Durante a noite, no fim de cada celebração, também soltam fogos com estampido. Os animais domésticos se desesperam, começam a correr pelo meio da rua. É um sofrimento geral”, contou.
O morador reforçou que sua crítica não tem relação com intolerância religiosa, mas com respeito e empatia.
“Sou batizado no catolicismo, não é uma questão de intolerância. Mas a sociedade mudou. Pessoas com autismo sofrem demais com esse tipo de barulho, os idosos e os doentes acamados merecem respeito. A paróquia representa uma parte do povo, e não são comportamentos desumanizados que esperamos”, afirmou.
Por fim, ele fez um apelo para que a comunidade e a Igreja reflitam sobre a prática.
“Como não há uma lei municipal que proíba o uso dos fogos com estampido, só nos resta apelar para o bom senso. A tradição é importante, mas deve caminhar junto com o respeito e a sensibilidade com o outro.”
Estamos encaminhando a sugestão para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso-BA. Em resposta, os responsáveis pelos festejos esclareceram que toda a programação do evento, inclusive a soltura dos fogos, foi discutida com a comunidade em reunião. Na ocasião, ficou decidido que os fogos seriam soltados somente na abertura e no encerramento do evento devido à tradição. Usando o bom senso, a comissão escolheu ainda fogos pirotécnicos, que são mais silenciosos. Ainda de acordo com as informações, nos demais dias dos festejos não haverá mais a soltura dos fogos.
Redação PNB